top of page
LOGO_JULIADEQUEIROZ.png

CASA NARA

2018 concepção

2020 em construção

Projeto para uma casa de retiro 

Equipe de projeto: Caio Werneck, Camilla Rocha, Federica Linares, Júlia de Queiroz e Luisa Linden

Localização: Itaipava, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil

Arquiteto responsável: Ricardo Melo

Engenheiros: Ricardo Barelli e Luna Rizzo

 

Empreiteiro: Pablo

 

Topógrafos: Moisés Azevedo e Júnior Azevedo

 

Fotos: Caio Werneck e Júlia de Queiroz

Um retiro do movimento do Rio, a casa em Itaipava vislumbra uma paisagem montanhosa e, em primeiro plano, um grande pico de granito, que reluz em dias de chuva. Os desejos da moradora, uma mãe e empresária com três filhos, eram uma casa térrea - segura e confortável para seus pais idosos - e com o máximo de vista para o pico, ao mesmo tempo que garantindo uma clara divisão entre espaços privados e de descanso e espaços comuns para lazer e encontros de família e amigos.

Com isso em mente, a casa foi dividida em dois blocos: um para os quartos e outro para as áreas comuns de convívio. Sua implantação prevê que de todos os pontos de circulação e permanência comuns o foco seja a vista: seja na sala de estar, no deque ou no corredor. Diferentes momentos de relação com o entorno são criados: ao ar livre, com o quintal junto à mata que sobe o morro e o deque com a piscina com vista para o pico; na varanda em balanço, mais afastada e debruçada sobre o horizonte de montanhas; e na quina de vidro no quarto da moradora. Gradientes de reclusão e convívio são então traçados em relação com a paisagem e de acordo com a divisão de áreas da casa.

A elevação de toda a construção em 50cm do solo, associada à separação em dois blocos com o vazio central e tratamento térmico da cobertura, garante ótimo controle térmico e boa ventilação em toda a casa, além de prevenir do excesso de umidade e da entrada de pequenos animais.

julia.queica@gmail.com | +55 21 981686138

bottom of page